Jogos Indígenas começam com desfile de delegações e ritual para acender a pira

19/04/2024

Estão abertos os XVII Jogos Indígenas Pataxó 2024. Representações de 20 aldeias se apresentaram, na noite desta quinta-feira (18), na solenidade de abertura do evento, quando a pira foi acesa marcando o início dos jogos. O evento reúne 800 atletas e 110 dirigentes indígenas até sábado (20), no Parque Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, no mesmo local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil. 

Um dos destaques foi a Aldeia Pataxó Juerana, que desfilou com uma bandeira em apoio à população LGBTQIA+. Estudante de Gestão Pública e Social e vice-presidente da Associação de Jovens Indígenas Pataxó (AJIP), o jovem Emerson Pataxó parabenizou a aldeia e divulgou um vídeo na rede social X, antigo Twitter. ““Isso é importante e representativo. Obrigado pela coragem e ousadia”, disse. 

Realizado com apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os jogos são uma tradição e sinônimo de resistência. 

“É uma festa lindíssima e ao mesmo tempo uma manifestação de resistência dos povos indígenas, que demonstram sua importância na formação do povo brasileiro, Por isso o governo está aqui, comemorando e organizando esses jogos”, disse o secretário da Setre Davidson Magalhães, que participou da abertura oficial do evento. 

Imagem removida.
                                      Cerimônia do fogo na abertura dos XVII Jogos Indígenas - Foto: Ricardo Filho/Setre Bahia

 

Para Zeca Pataxó, liderança indígena da região, a realização dos Jogos representa a integração dos povos Pataxó. “É a afirmação da nossa cultura, da juventude, da nossa espiritualidade, todo esse contexto. Por isso pra nós é afirmação cultural e também esporte, o lazer, saúde. Os Jogos são tudo”, afirmou. 

A expectativa é de que pelo menos três mil pessoas acompanhem os jogos. As competições ocorrem nesta sexta-feira (19) e amanhã (20), sempre das 8h às 18h, com intervalo para o almoço (Mãgutxi). Os esportistas competem em nove modalidades: maraká, zarabatana, arco e flecha, luta corporal (Patxywmywkâ’ây), corrida rústica, canoagem, arremesso de takape, corrida de tora e cabo de guerra. As atividades se encerram sempre com apresentação cultural e amanhã está previsto um desfile pataxó. 

Ascom Setre

Anexos: