Setre encaminha trabalhadores para emprego na comemoração do 1º de maio, no Farol da Barra

02/05/2024

Mais de 240 trabalhadores e trabalhadoras passaram pelo SineBahia Móvel na comemoração do 1º de maio, no Farol da Barra, organizado pelas centrais sindicais com apoio do Governo da Bahia. O serviço da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi o mais procurado na manhã de domingo. Foram realizados 122 atendimentos, 92 pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego, 30 pessoas atualizaram cadastro no sistema e 62 aproveitaram para emitir Registro Geral (RG), ação realizada com apoio do Departamento de Política Técnica (DPT).

A comemoração do 1º de maio foi um dia de esperança para Ana Cristina Maltez, há seis meses desempregada. Aos 55 anos, ela foi em busca de emprego e saiu com uma carta de recomendação para a vaga de operadora de caixa. Ana Cristina reclamou do etarismo no mercado de trabalho, que não dá oportunidade às pessoas com mais experiência. “Na idade em que estou, nossa! Você pode ter a experiência que for, mas o preconceito fala mais alto. A pessoa mais madura não tem oportunidade, Eu vou, faço entrevista, quando digo a idade pedem pra aguardar, que alguém vai entrar em contato e ninguém nunca liga. Vamos ver se agora eu consigo”, disse.

A estudante Jenifer Vaz, de 18 anos, aproveitou a folga para ir tirar o RG. “A minha carteira de identidade rasgou. Quando vi anunciando a programação aqui, aproveitei pra vir tirar logo”, disse. A estudante chegou às sete da manhã no Farol da Barra. O atendimento começou às 08h30 e por volta das 9 da manhã ela já estava indo pra casa, no bairro do Pau Miúdo. “Foi rápido. Eu cheguei cedo para ser atendida logo”, completou. 

Treinão

 

Imagem removida.

 

A comemoração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora começou cedo,, com mais de mil participantes do treinão, uma corrida de 5 km com saída do Farol Barra às 06h30 da manhã. Logo depois, a turma que gosta de esporte participou de um aulão de aeróbica, com orientação de um professor de educação física.  A Setre apoiou o ato, também, montando uma estrutura para o lazer da criançada, sob a coordenação da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Que instalou pula e montou jogos diversos. Teve adulto que não resistiu e aproveitou para jogar xadrez e dominó.

Com o tema “Por um Brasil mais Justo”, a comemoração do 1º de maio foi um ato unificado, organizado por seis centrais sindicais: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e |Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Força Sindical, Nova Central e União Geral dos Trabalhadores (UGT). 

 

Ascom Setre